Identificação e Histórico


Nome do grupo:  LEENA - Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes
Status do grupo: certificado pela instituição
Ano de formação: 1993
Data da última atualização: 18/03/2009 15:51
Líder(es) do grupo:  Aparecido JOSÉ CIRILLO
Área predominante: Lingüística, Letras e Artes; Artes
Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Órgão: Centro de Artes Unidade: Departamento de Formação Artística
 Endereço
Logradouro: AV. FERNANDO FERRARI, 514
Bairro: GOIABEIRAS CEP: 29060900
Cidade: Vitoria UF: ES
Telefone: 33352577 Fax: 33352581
  Home page: em construção
 Repercussões dos trabalhos do grupo

Grupo de Pesquisa LEENA (Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes.
O LEENA integra o Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGA/UFES, da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. O PPGA/UFES – Programa de pós-graduação em Artes, criado em 2006, vem se consolidando como locus de interação entre pesquisadores e educadores que juntos formam novos pesquisadores em Artes, tanto para ação no Espírito Santo, quanto no Brasil e no exterior, principalmente junto à América Latina..
O LEENA foi criado em 1999, a partir da organização de um grupo de pesquisadores em torno das questões que levassem à criação de um Programa de Pós-graduação em Artes na UFES.  O principal objetivo do LEENA é reunir pesquisadores do Centro de Artes/UFES e de instituições parceiras, numa metodologia interdisciplinar cruzando, essencialmente, História e Teoria da Arte e Linguagens Visuais, com ênfase aos estudos dos processos construtivos da imagem e da paisagem urbana; para tal, parte-se da imagem (obra de arte) como fenômeno estético e busca-se desvelar as artimanhas de seu processo construtivo, promovendo o intercâmbio de pesquisas e estudos orientados pela abordagem teórica e prática nas mais distintas áreas que envolvem o processo de criação das das obras de intervenção no espaço da cidade ou na paisagem.
Principais Produções Científicas ligadas ao LEENA:
Artigos em periódicos:
CIRILLO, A. J. . Pela fresta: o papel do espaço e da memória no processo de criação da obra de Shirley Paes Leme a partir de seus cadernos de anotação. Revista :ESTÚDIO, artistas sobre outras obras, v. 3, Lisboa, Portugal, p. 269-276, 2012.
CIRILLO, A. J. . Seu Sami (2007): aspectos do processo de criação da obra de Hilal Sami Hilal. Revista :ESTÚDIO, artistas sobre outras obras, v. 3, Lisboa, Portugal, p. 277-283, 2012.
CIRILLO, A. J. . Crítica Genética: desvelando arquivos e documentos de artistas. As Partes, v. 1, p. 5-7, 2010. Palavras-chave: processo de criação; artes plásticas; História da Arte. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação. ; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; ISSN/ISBN: 21788685. Revista do Ateliê Livre da Prefeitura Municipal de Porto alegre
CIRILLO, A. J. . Geografia íntima: um estudo dos documentos de processo nas artes visuais. Letras de Hoje, v. 45, p. 11-19, 2010. Palavras-chave: artes plásticas; processo de criação; História da Arte; semiótica. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas. Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 01013335
CIRILLO, A. J. . Desdobrando as Funções dos Documentos de Processo: uma Análise nas Artes Visuais. Manuscrítica (São Paulo), v. 1, p. 185-192, 2006
CIRILLO, A. J. . Geografia íntima: os cadernos de rascunho de Paes Leme. Farol (Vitória), Vitória, v. 1, n. 1, p. 86-94, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
CIRILLO, A. J. (Org.) ; RODRIGUÉZ, TE (Org.) ; VANEGAS, C. (Org.) . Arte Público y Espacios Políticos. Belo Horizonte: C/ Arte, 2011. v. 1 e 2. 615p .
CIRILLO, A. J. (Org.) ; PARET, M.H.G.P. (Org.) . Materialidade e virtualidade no processo criativo. Vinhedo, SP: Editora Horizonte, 2011. 128p .
CIRILLO, A. J. ; RODRIGUES, M.R. . Processo de Criação: reflexões sobre a gênese na arte. 1. ed. Vitória, ES: UFES/NEAAD, 2010. 127 p
CIRILLO, A. J. . Artes da Fibra. 1. ed. Vitória: UFES/NEAAD, 2010. 147 p
CIRILLO, A. J. (Org.) ; BEZERRA, A. G. (Org.) . Arqueologias da Criação: estudos sobre o processo de criação. 1. ed. Belo Horizonte: C/Arte, 2009. v. 1. 213 p
CIRILLO, A. J. (Org.) ; BEZERRA, A. G. (Org.) . Processo de criação e interações: a crítica genética em debate nas artes performáticas e visuais (anais). 1. ed. Belo Horizonte: Com Arte, 2008. v. 1. 350 p
CIRILLO, A. J. (Org.) ; BEZERRA, A. G. (Org.) . Processo de criação e interações: a crítica genética em debate na arte, literatura e ensino. 1. ed. Belo Horizonte: C/ Arte, 2008. v. 1. 335
CIRILLO, A. J. . Interações Culturais (isbn9788599128046). 1. ed. Vitória, ES: Daliana, 2008. 64 p

Capítulos de livros publicados
 CIRILLO, A. J. . Acervos Digitais e Crítica Genética: ferramentas para memórias de uma escritura digital. In: Célia Marques Telles; Rosa Borges dos Santos. (Org.). Filologia, Críticas e Processos de criação. Filologia, Críticas e Processos de criação. Curitiba, PR: Appris, 2012, v. , p. 147-160.
CIRILLO, A. J. ; PARET, M.H.G.P. . Tempo Revisitado: uma reflexão sobre os estudos do processo de criação no Brasil, 25 anos de pesquisas. In: José Cirillo; Marie H.P.Paret Passos. (Org.). Materialidade e virtualidade no processo criativo. Materialidade e virtualidade no processo criativo. 1ed.Vinhedo, SP: Editora Horizonte, 2011, v. 1, p. 07-15.

CIRILLO, A. J. . Arqueologias da Criação: tempo e memória nso documentos de processo. In: Cirillo, A.J.; Grando, Angela. (Org.). Arqueogias da Criação. 1 ed. Belo Horizonte: C/Arte, 2009, v. 1, p. 13-39
CIRILLO, A. J. . Lei de incentivo à criação de um acervo semi-público em Vitória - isbn 9788599012024. In: Alves, José Francisco. (Org.). Experiências em Arte Pública: memoria e atualidade. Porto Alegre, RS: Artfolio e Editora da Cidade, 2008, v. , p. 18-25
CIRILLO, A. J. . Memoria: tempo e materia. In: Samira Margoto. (Org.). 7º Salão do Mar (ISBN 8585915382). Vitória: Secretaria Municipal de Cultura, 2006, v. 1, p. 46-57

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
CIRILLO, A. J. . Espaço e Forma Nos Documentos e Arquivos de Hilal Sami Hilal. In: Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética, 2012, Porto Alegre. Anais do Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética. Porto alegre: EDIPUCRS, 2010. v. 1. p. 628-637.
CIRILLO, A. J. ; COSTA, R. P. F. . A cidade como diário, a fotografia como documento. In: Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética, 2012, Porto Alegre. Anais do Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética. Porto alegre: EDIPUCRS, 2012. v. 1. p. 553-573.
CIRILLO, A. J. . Seu Sami (2007): aspectos do processo de criação da obra de Hilal Sami Hilal. In: CSO 2012 - Criadores sobre outras Obras, 2012, Lisboa, Portugal. CSO 2012 Lisboa - criadores sobre outras obras (ISBN 978-989-8300-32-4). Lisboa: FBAL-UL, 2012. p. 75-82.
CIRILLO, A. J. . Pela fresta: o papel do espaço e da memória no processo de criação da obra de Shirley Paes Leme a partir de seus cadernos de anotação. In: CSO 2012 - Criadores sobre outras Obras, 2012, Lisboa, Portugal. ARTES EM TORNO DO ATLÂNTICO: anais do CSO 2012 Lisboa - criadores sobre outras obras (ISBN 978-989-8300-32-4). Lisboa: FBAL-UL, 2012. v. 0. p. 83-90.
5.
CIRILLO, A. J. . Acervos de Artistas: fontes documentais do processo de criação nas aartes visuais. In: V Seminário de Estudos Filológicos, 2012, Salvador. Anais do V Seminário de Estudos Filológicos. Salvador: Mosteiro de São Bento da Bahia, 2012. v. 1. p. 1-10.
COSTA, R. P. F. ; CIRILLO, A. J. . De acervo fotográfico à cultura visual: uma cidade revelada em sua memória fotográfica. In: IV SEMINARIO NACIONAL DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA, 2011, Goiânia. Anais do IV Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia : FAV/UFG, 2011. v. 1. p. 360-375
CIRILLO, A. J. . Comunicação e Cultura: diálogos possíveis nos documentos e arquivos do processo de criação. In: IV SEMINARIO NACIONAL DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA, 2011, Goiânia. Anais do IV Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia : FAV/UFG, 2011. p. 488-502
CIRILLO, A. J. ; COSTA, R. P. F. . O acervo de fotografias sobre o Centro de Vitória (ES) e seu sentido para a identidade capixaba. In: III Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual, 2010, Goiânia, GO. Reinvenção do Humano: anais do III Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual. Goiânia : UFG, 2010. p. 614-627
CIRILLO, A. J. . Arte Contemporânea no Espírito Santo: procedimentos e organização de arquivos e documentos do processo de criação. In: 19 Encontro Nacional da ANPAP, 2010, Cachoeira, BA. Anais ANPAP 2010. Salvador, BA : EDUFBA, 2010. v. 1. p. 103-117
CIRILLO, A. J. ; COSTA, R. P. F. . Memória e identidade do Centro de Vitória (ES) a partir do acervo fotográfico. In: 19 Encontro Nacional da ANPAP, 2010, Cachoeira, BA. Anais ANPAP 2010. Salvador, BA : EDUFBA, 2010. v. 1. p. 2772-2785
COSTA, R. P. F. ; CIRILLO, A. J. . INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA ARQUIVOLOGIA: FOTOGRAFIA, ARTE OU DOCUMENTO?. In: IV Congresso Nacional de Arquivologia, 2010, Vitória. Anais do IV Congresso Nacional de Arquivologia. Vitória, ES : AARQES, 2010. p. 205-224
CIRILLO, A. J. ; COSTA, R. P. F. ; Regina Rodrigues . A Cidade e seus fluxos: artes e cultura na educação especial. In: CONFAEB 20 : indivíduos/coletivos/comunidades/redes, 2010, Goiânia. Anais do VII Seminário do Ensino de Arte do Estado de Goiás: Desafios e Possibilidades. Goiânia : UFGO, 2010. v. 1. p. 1637-1645
CIRILLO, A. J. ; COSTA, R. P. F. . O Acervo de Fotografias sobre o Centro de Vitória: Lugar de Informação e Memória. In: ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciencia da Informação, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa da ANCIB (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação. Rio de Janeiro : IBICT / UNIRIO, 2010
CIRILLO, A. J. ; MENDES, Neusa . CIDADE, INTERVENÇÃO URBANA E ARTE PÚBLICA: 8ª Bienal do Mar. In: 1er. Seminario Internacional sobre Arte Público en Latinoamérica, 2009, Buenos Aires. Anais do I Seminario sobre el Arte Público em Latinoamérica - ISBN 2175821. Buenos Aires : UBA, 2009. v. 1. p. 343-352
CIRILLO, A. J. ; ELOY, C. C. . AMÉRICA: 500 ANOS DE DEVASTAÇÃO E SAQUE: arte pública e monumento. In: 1er. Seminario Internacional sobre Arte Público en Latinoamérica (ISBN 9789871450664), 2009, Buenso Aires. Anais do 1er. Seminario Internacional sobre Arte Público en Latinoamérica. Buenos Aires : Editorial de la Faculdad de Folosofia de Buenos Aires, 2009. p. 1-11
CIRILLO, A. J. ; MENDES, Neusa . Mediação: arte, cidade, oceano e público. 8a Bienal do Mar. A cidade como espaço da arte. In: VIII Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte, 2009, Vitória, ES. Anais do VIII Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. Vitória : PRPPG, 2009. v. 1. p. 54-61
CIRILLO, A. J. . Do Instituto de Bellas Artes ao PPGA: cem anos de escola de artes no Espírito Santo. In: XXIX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2009, Vitória , ES. Anais do XXIX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro : ComitÊ Brasileiro de Hsitória da Arte, 2009. v. 1. p. 368-375 
Hoje, o LEENA conta com 6 pesquisadores doutores, 5 mestrandos e mais 5 bolsistas de iniciação científica e 2 estagiários, que representam  os diferentes cursos do Centro de Artes da UFES, além de 12 bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) da CAPES – programa de apoio à graduação. Este percurso das pesquisas deste grupo de estudo mostrou-se de natureza inédita e vem recebendo reconhecimento nacional e internacional.

O grupo vem desenvolvendo atividades de estudo dos procedimentos que envolvem o percurso da criação, estuda os documentos do processo e as artimanhas da mente criadora em ato, enfatiza os estudos das poéticas da imagem e das novas mídias, junto à Universidade Federal do Espírito Santo: para tal estuda: 1) os documentos de processo, especificamente nas áreas de tridimensão e cerâmica; 2) fundamentação e escopo teórico da Teoria Geral do Processo de criação, em parceria com o COGEAE na PUC/SP; 3)o desenvolvimetno da tridimensão e seus desdobramentos nas mídias contemporâneas nos Espírito Santo e no Brasil. 4)desenvolve pesquisas sobre Teoria e História da Arte e Semiótica. Dentre os estudos realizados encontram-se:um estudo sobre a atuação da Lei Municipal Namy Cheguer, de Vitória, no estabelecimento de uma política de implementação do trabalho tridimensional na regiao. Dedica-se mais recentemente, aos estudos em Semiótica, em específico a Semiotica Francesa de base gremasiana, assim como a americana de base pierceana.Além de manter um grupo de estudantes que estão se formando como produtores, histpriadores e teoricos de arte no estado. Produtos: 1) Teses de doutorado dos integrantes do grupo; 2) Aspectos da tecelagem artesanal no Espírito Santo do século XIX até 1993; 3) relatório final das bolsistas de iniciação científica que estudaram o processo de criação de crianças em situação de risco social,4) estamos realizando com recursos próprios um levantamento preliminar dos artistas capixabas qeu possuem documentos de processo, buscando subsidiar novas pesquisas em Critica Genética Atualmente os estudos estão centrados no desenvolvimento de uma Teoria Geral do Processo de Criação.