Nome do grupo: LEENA - Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes | |||||||
Status do grupo: certificado pela instituição | |||||||
Ano de formação: 1993 | |||||||
Data da última atualização: 18/03/2009 15:51 | |||||||
| |||||||
Área predominante: Lingüística, Letras e Artes; Artes | |||||||
Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo - UFES | |||||||
Órgão: Centro de Artes | Unidade: Departamento de Formação Artística | ||||||
Endereço | |||||||
Logradouro: AV. FERNANDO FERRARI, 514 | |||||||
Bairro: GOIABEIRAS | CEP: 29060900 | ||||||
Cidade: Vitoria | UF: ES | ||||||
Telefone: 33352577 | Fax: 33352581 | ||||||
Home page: em construção | |||||||
Repercussões dos trabalhos do grupo | |||||||
Grupo
de Pesquisa LEENA (Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes.
O LEENA
integra o Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGA/UFES, da Universidade
Federal do Espírito Santo/UFES. O PPGA/UFES – Programa de pós-graduação em
Artes, criado em 2006, vem se consolidando como locus de interação entre pesquisadores e educadores que juntos
formam novos pesquisadores em Artes, tanto para ação no Espírito Santo, quanto
no Brasil e no exterior, principalmente junto à América Latina..
O LEENA
foi criado em
Principais
Produções Científicas ligadas ao LEENA:
Artigos em periódicos:
CIRILLO, A. J. .
Pela fresta: o papel do espaço e da memória no processo de criação da obra de
Shirley Paes Leme a partir de seus cadernos de anotação. Revista :ESTÚDIO,
artistas sobre outras obras, v. 3, Lisboa, Portugal, p. 269-276, 2012.
CIRILLO, A. J. . Seu Sami (2007): aspectos do processo de
criação da obra de Hilal Sami Hilal. Revista :ESTÚDIO, artistas sobre outras
obras, v. 3, Lisboa, Portugal, p. 277-283, 2012.
CIRILLO, A. J. . Crítica
Genética: desvelando arquivos e documentos de artistas. As Partes, v. 1, p.
5-7, 2010. Palavras-chave: processo de criação; artes plásticas;
História da Arte. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação. ; Meio de
divulgação: Impresso; Série: 1; ISSN/ISBN: 21788685. Revista do Ateliê
Livre da Prefeitura Municipal de Porto alegre
CIRILLO, A. J. . Geografia
íntima: um estudo dos documentos de processo nas artes visuais. Letras de Hoje,
v. 45, p. 11-19, 2010. Palavras-chave: artes plásticas; processo de
criação; História da Arte; semiótica. Grande área: Lingüística, Letras e
Artes / Área: Artes. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área:
Artes / Subárea: Artes Plásticas. Setores de atividade: Artes,
cultura, esporte e recreação. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN:
01013335
CIRILLO, A. J. . Desdobrando as
Funções dos Documentos de Processo: uma Análise nas Artes Visuais. Manuscrítica
(São Paulo), v. 1, p. 185-192, 2006
CIRILLO, A. J. . Geografia
íntima: os cadernos de rascunho de Paes Leme. Farol (Vitória), Vitória, v. 1,
n. 1, p. 86-94, 2005.
Livros publicados/organizados ou edições
CIRILLO, A. J. (Org.)
; RODRIGUÉZ, TE (Org.) ; VANEGAS, C. (Org.) . Arte Público y Espacios
Políticos. Belo Horizonte: C/ Arte, 2011. v. 1 e 2. 615p .
CIRILLO, A. J. (Org.)
; PARET, M.H.G.P. (Org.) .
Materialidade e virtualidade no processo criativo. Vinhedo, SP: Editora
Horizonte, 2011. 128p .
CIRILLO, A. J. ; RODRIGUES,
M.R. . Processo de Criação: reflexões sobre a gênese na arte. 1. ed. Vitória,
ES: UFES/NEAAD, 2010. 127 p
CIRILLO, A. J. . Artes da
Fibra. 1. ed. Vitória: UFES/NEAAD, 2010. 147 p
CIRILLO, A. J. (Org.) ;
BEZERRA, A. G. (Org.) . Arqueologias da Criação: estudos sobre o processo de
criação. 1. ed. Belo Horizonte: C/Arte, 2009. v. 1. 213 p
CIRILLO, A. J. (Org.) ;
BEZERRA, A. G. (Org.) . Processo de criação e interações: a crítica genética em
debate nas artes performáticas e visuais (anais). 1. ed. Belo Horizonte: Com
Arte, 2008. v. 1. 350 p
CIRILLO, A. J. (Org.) ;
BEZERRA, A. G. (Org.) . Processo de criação e interações: a crítica genética em
debate na arte, literatura e ensino. 1. ed. Belo Horizonte: C/ Arte, 2008. v.
1. 335
CIRILLO, A. J. . Interações
Culturais (isbn9788599128046). 1. ed. Vitória, ES: Daliana, 2008. 64 p
Capítulos de livros publicados
CIRILLO, A. J. . Acervos
Digitais e Crítica Genética: ferramentas para memórias de uma escritura
digital. In: Célia Marques Telles; Rosa Borges dos Santos. (Org.). Filologia,
Críticas e Processos de criação. Filologia, Críticas e Processos de criação.
Curitiba, PR: Appris, 2012, v. , p. 147-160.
CIRILLO, A. J. ;
PARET, M.H.G.P. . Tempo
Revisitado: uma reflexão sobre os estudos do processo de criação no Brasil, 25
anos de pesquisas. In: José Cirillo; Marie H.P.Paret Passos. (Org.).
Materialidade e virtualidade no processo criativo. Materialidade e virtualidade
no processo criativo. 1ed.Vinhedo, SP: Editora Horizonte, 2011, v. 1, p. 07-15.
CIRILLO, A. J. . Arqueologias
da Criação: tempo e memória nso documentos de processo. In: Cirillo, A.J.;
Grando, Angela. (Org.). Arqueogias da Criação. 1 ed. Belo Horizonte: C/Arte,
2009, v. 1, p. 13-39
CIRILLO, A. J. . Lei de
incentivo à criação de um acervo semi-público em Vitória - isbn 9788599012024.
In: Alves, José Francisco. (Org.). Experiências em Arte Pública: memoria e
atualidade. Porto Alegre, RS: Artfolio e Editora da Cidade, 2008, v. , p. 18-25
CIRILLO, A. J. . Memoria: tempo
e materia. In: Samira Margoto. (Org.). 7º Salão do Mar (ISBN 8585915382). Vitória:
Secretaria Municipal de Cultura, 2006, v. 1, p. 46-57
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
CIRILLO, A. J. . Espaço
e Forma Nos Documentos e Arquivos de Hilal Sami Hilal. In: Congresso
Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética, 2012, Porto
Alegre. Anais do Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em
Crítica Genética. Porto alegre: EDIPUCRS, 2010. v. 1. p. 628-637.
CIRILLO, A. J. ;
COSTA, R. P. F. . A cidade como diário, a fotografia como documento. In:
Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética,
2012, Porto Alegre. Anais do Congresso Internacional da Associação de
Pesquisadores em Crítica Genética. Porto alegre: EDIPUCRS, 2012. v. 1. p.
553-573.
CIRILLO, A. J. . Seu Sami (2007): aspectos do processo de criação da obra de Hilal Sami Hilal. In: CSO 2012 - Criadores sobre outras Obras, 2012, Lisboa, Portugal. CSO 2012 Lisboa - criadores sobre outras obras (ISBN 978-989-8300-32-4). Lisboa: FBAL-UL, 2012. p. 75-82.
CIRILLO, A. J. .
Pela fresta: o papel do espaço e da memória no processo de criação da obra de
Shirley Paes Leme a partir de seus cadernos de anotação. In: CSO 2012 -
Criadores sobre outras Obras, 2012, Lisboa, Portugal. ARTES EM TORNO DO ATLÂNTICO:
anais do CSO 2012 Lisboa - criadores sobre outras obras (ISBN
978-989-8300-32-4). Lisboa: FBAL-UL, 2012. v. 0. p. 83-90.
5.
CIRILLO, A. J. .
Acervos de Artistas: fontes documentais do processo de criação nas aartes
visuais. In: V Seminário de Estudos Filológicos, 2012, Salvador. Anais do V
Seminário de Estudos Filológicos. Salvador: Mosteiro de São Bento da Bahia,
2012. v. 1. p. 1-10.
COSTA, R. P. F. ; CIRILLO, A.
J. . De acervo fotográfico à cultura visual: uma cidade revelada em sua memória
fotográfica. In: IV SEMINARIO NACIONAL DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA, 2011,
Goiânia. Anais do IV Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.
Goiânia : FAV/UFG, 2011. v. 1. p. 360-375
CIRILLO, A. J. . Comunicação e
Cultura: diálogos possíveis nos documentos e arquivos do processo de criação.
In: IV SEMINARIO NACIONAL DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA, 2011, Goiânia. Anais
do IV Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia :
FAV/UFG, 2011. p. 488-502
CIRILLO, A. J. ; COSTA, R. P.
F. . O acervo de fotografias sobre o Centro de Vitória (ES) e seu sentido para
a identidade capixaba. In: III Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura
Visual, 2010, Goiânia, GO. Reinvenção do Humano: anais do III Seminário
Nacional de Pesquisa em Cultura Visual. Goiânia : UFG, 2010. p. 614-627
CIRILLO, A. J. . Arte
Contemporânea no Espírito Santo: procedimentos e organização de arquivos e
documentos do processo de criação. In: 19 Encontro Nacional da ANPAP, 2010,
Cachoeira, BA. Anais ANPAP 2010. Salvador, BA : EDUFBA, 2010. v. 1. p. 103-117
CIRILLO, A. J. ; COSTA, R. P.
F. . Memória e identidade do Centro de Vitória (ES) a partir do acervo
fotográfico. In: 19 Encontro Nacional da ANPAP, 2010, Cachoeira, BA. Anais
ANPAP 2010. Salvador, BA : EDUFBA, 2010. v. 1. p. 2772-2785
COSTA, R. P. F. ; CIRILLO, A.
J. . INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA ARQUIVOLOGIA: FOTOGRAFIA, ARTE OU
DOCUMENTO?. In: IV Congresso Nacional de Arquivologia, 2010, Vitória. Anais do
IV Congresso Nacional de Arquivologia. Vitória, ES : AARQES, 2010. p. 205-224
CIRILLO, A. J. ; COSTA, R. P.
F. ; Regina Rodrigues . A Cidade e seus fluxos: artes e cultura na educação
especial. In: CONFAEB 20 : indivíduos/coletivos/comunidades/redes, 2010,
Goiânia. Anais do VII Seminário do Ensino de Arte do Estado de Goiás: Desafios
e Possibilidades. Goiânia : UFGO, 2010. v. 1. p. 1637-1645
CIRILLO, A. J. ; COSTA, R. P.
F. . O Acervo de Fotografias sobre o Centro de Vitória: Lugar de Informação e
Memória. In: ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciencia da Informação,
2010, Rio de Janeiro. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa da ANCIB
(Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação. Rio
de Janeiro : IBICT / UNIRIO, 2010
CIRILLO, A. J. ; MENDES, Neusa
. CIDADE, INTERVENÇÃO URBANA E ARTE PÚBLICA: 8ª Bienal do Mar. In: 1er.
Seminario Internacional sobre Arte Público en Latinoamérica, 2009, Buenos
Aires. Anais do I Seminario sobre el Arte Público em Latinoamérica - ISBN
2175821. Buenos Aires : UBA, 2009. v. 1. p. 343-352
CIRILLO, A. J. ; ELOY, C. C. .
AMÉRICA: 500 ANOS DE DEVASTAÇÃO E SAQUE: arte pública e monumento. In: 1er.
Seminario Internacional sobre Arte Público en Latinoamérica (ISBN
9789871450664), 2009, Buenso Aires. Anais do 1er. Seminario Internacional sobre
Arte Público en Latinoamérica. Buenos Aires : Editorial de la Faculdad de
Folosofia de Buenos Aires, 2009. p. 1-11
CIRILLO, A. J. ; MENDES, Neusa
. Mediação: arte, cidade, oceano e público. 8a Bienal do Mar. A cidade como
espaço da arte. In: VIII Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte, 2009,
Vitória, ES. Anais do VIII Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. Vitória :
PRPPG, 2009. v. 1. p. 54-61
CIRILLO, A. J. . Do Instituto de Bellas Artes ao
PPGA: cem anos de escola de artes no Espírito Santo. In: XXIX Colóquio do
Comitê Brasileiro de História da Arte, 2009, Vitória , ES. Anais do XXIX
Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro : ComitÊ Brasileiro
de Hsitória da Arte, 2009. v. 1. p. 368-375 Hoje, o LEENA conta com 6 pesquisadores doutores, 5 mestrandos e mais 5 bolsistas de iniciação científica e 2 estagiários, que representam os diferentes cursos do Centro de Artes da UFES, além de 12 bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) da CAPES – programa de apoio à graduação. Este percurso das pesquisas deste grupo de estudo mostrou-se de natureza inédita e vem recebendo reconhecimento nacional e internacional. O grupo vem desenvolvendo atividades de estudo dos procedimentos que envolvem o percurso da criação, estuda os documentos do processo e as artimanhas da mente criadora em ato, enfatiza os estudos das poéticas da imagem e das novas mídias, junto à Universidade Federal do Espírito Santo: para tal estuda: 1) os documentos de processo, especificamente nas áreas de tridimensão e cerâmica; 2) fundamentação e escopo teórico da Teoria Geral do Processo de criação, em parceria com o COGEAE na PUC/SP; 3)o desenvolvimetno da tridimensão e seus desdobramentos nas mídias contemporâneas nos Espírito Santo e no Brasil. 4)desenvolve pesquisas sobre Teoria e História da Arte e Semiótica. Dentre os estudos realizados encontram-se:um estudo sobre a atuação da Lei Municipal Namy Cheguer, de Vitória, no estabelecimento de uma política de implementação do trabalho tridimensional na regiao. Dedica-se mais recentemente, aos estudos em Semiótica, em específico a Semiotica Francesa de base gremasiana, assim como a americana de base pierceana.Além de manter um grupo de estudantes que estão se formando como produtores, histpriadores e teoricos de arte no estado. Produtos: 1) Teses de doutorado dos integrantes do grupo; 2) Aspectos da tecelagem artesanal no Espírito Santo do século XIX até 1993; 3) relatório final das bolsistas de iniciação científica que estudaram o processo de criação de crianças em situação de risco social,4) estamos realizando com recursos próprios um levantamento preliminar dos artistas capixabas qeu possuem documentos de processo, buscando subsidiar novas pesquisas em Critica Genética Atualmente os estudos estão centrados no desenvolvimento de uma Teoria Geral do Processo de Criação. |
Núcleo de profissionais vinculados à Universidade Federal do Espírito Santo, ou a outras IES parceiras, que busca investigar o processo de criação nas artes e nas ciências. Concentra-se em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Identificação e Histórico
Assinar:
Postagens (Atom)